A Câmara do Porto anunciou, esta quarta-feira, em comunicado, que a próxima edição do Circuito da Boavista, em 2015, não vai realizar-se. O evento que, de dois em dois anos, costuma animar a cidade e que já se afirmou como um dos maiores acontecimentos desportivos em Portugal, pelo facto de contar para o FIA World Turing Car Championship (FIA-WTCC), encontra agora um obstáculo à sua continuidade.

O problema, segundo a autarquia, foi o Turismo de Portugal ter-se demarcado do apoio a provas de automobilismo e, por isso, não ter aceite pagar à “Eurosport uma campanha publicitária naquele canal internacional de televisão, o que garantiria a inscrição da prova no calendário FIA-WTCC“.

Mesmo com este percalço, “a Câmara Municipal do Porto tentou sensibilizar o Governo de Portugal para a importância da realização de uma prova internacional de automobilismo na cidade, que não apenas consolidasse os investimentos feitos no passado no Circuito da Boavista, como garantisse a sua visibilidade interna e externa. O Governo mostrou-se, contudo, irredutível quanto à decisão do corte total de apoios do Turismo de Portugal a provas de automobilismo, independentemente de se realizarem ou não no Porto”, explica o Executivo.

Apesar desta falta de apoio, a autarquia revela que tentou viabilizar, de outra forma, a realização da competição, com a ajuda de “diversos parceiros e organizadores nacionais e internacionais”. Movimentações que vieram a mostrar-se infrutíferas.

Por isso, e achando que os cerca de três milhões de euros que teria de injetar sozinha no Circuito da Boavista não representariam uma atitude “comportável para o orçamento municipal nem entendível para os portuenses”, a Câmara decidiu cancelar o evento, preferindo manter as “‘boas contas’ do Município” e não hipotecar “outros investimentos e compromissos considerados fundamentais para a cidade e para os seus cidadãos”.