O tempo voa e, daqui a nada, é Natal. Mas a verdade é que, este ano, no Porto, o espírito da época vai chegar ainda mais rápido. Desta vez, a Invicta começa a ficar iluminada e decorada de forma natalícia uma semana mais cedo do que o habitual.

A Câmara do Porto anunciou, numa sessão destinada à celebração de um protocolo com a Unicer, que, a partir de 28 de novembro e até 6 de janeiro de 2015, 30 ruas e locais da cidade passam a ostentar as luzes e enfeites alusivos à comemoração. Além disso, nesse período, passarão a funcionar duas pistas de gelo, uma na Praça D. João I e outra na rotunda da Boavista.

Importa também referir que espaços icónicos como a Avenida dos Aliados, a Rua das Flores e a Torre dos Clérigos terão direito a decoração específica. Neste aspeto, o destaque vai para os Aliados, onde, na Praça da Liberdade, haverá iluminação especial e uma árvore de Natal que simbolizará a festa na cidade. Será lá também que, de 4 a 14 de dezembro, funcionará um mercado natalício para toda a população e turistas.

Já para quem estiver interessado em prolongar as comemorações no Porto por mais uns dias, a autarquia anunciou que a passagem de ano vai ter dois nomes artísticos de peso para animar as festividades: Clã e Expensive Soul. Se isso não bastasse, haverá uma “solução-surpresa” para o fogo-de-artifício, que vai proporcionar “uma experiência única para o público”.