A 25.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) terminou há poucos dias, mas para assinalar as bodas de prata do evento, a organização, em conjunto com as Comédias do Minho (CdM) – que este ano festejam uma década de existência -, lançou a Bolsa de Criação Isabel Alves Costa, também com o intuito de homenagear a pessoa que, ao longo da sua vida, chegou a ser diretora artística de ambos os projetos.

O objetivo desta iniciativa é “acrescentar espaço e oportunidades ao que já existe no panorama artístico legitimado, contribuindo para a renovação do tecido artístico na sua relação com públicos e territórios”, informa a página descritiva da bolsa. Além disso, é referido que “serão privilegiados projetos em que a liberdade de criação e inovação, o cruzamento de linguagens e o pensamento estruturado, sejam claros eixos de trabalho e exercício artístico”.

Desta forma, a partir de agora e até 8 de dezembro, todos os grupos ou artistas individuais com propostas de projetos performativos podem enviar as suas candidaturas para [email protected] e [email protected], sabendo que da Bolsa de Criação Isabel Alves Costa terão acesso a um apoio máximo de 20 mil euros, valor que existe à parte de outro tipo de ajudas descritas nesta página.

No mesmo sítio podem ser encontrados os requisitos que devem ser cumpridos a fim de que as propostas sejam válidas. A primeira fase de escolha dos finalistas decorre no fim do ano, enquanto que a segunda fase está marcada para janeiro de 2015. A proposta vencedora será escolhida até 16 de março de 2015.

O objetivo é que o projeto artístico apoiado pela bolsa em questão venha a ter residência e “possa circular pelos dois territórios de ação das CdM e do FIMP – Vale do Minho e Porto”.