Safety Check” é o nome do novo botão de segurança que, a partir de agora, permite aos utilizadores do Facebook avisarem familiares e amigos quase instantaneamente sobre o seu estado, caso se encontrem num local assolado por um desastre natural.

Este botão é ativado quando acontece uma catástrofe natural e localiza o utilizador – através da cidade listada no perfil da rede social, updates recentes de locais em aplicações e da cidade em que está a utilizar a internet -, para perceber se este encontra numa zona afetada. No caso de se confirmar que sim, o utilizador recebe imediatamente uma notificação a perguntar se se encontra bem.

Se está seguro, basta selecionar a opção “Estou bem” e uma atualização do feed de notícias será gerada automaticamente com essa informação. Caso esteja acompanhado de amigos na mesma situação, pode também marcá-los como estando seguros.

Depois, terá ainda acesso a uma lista completa de todos os amigos e familiares que foram listados como estando numa zona afetada, assim como as notificações geradas pelos “Safety Check” de cada um, com o respetivo estado.

No caso da localização tiver sido detetada erradamente e não estiver numa zona de perigo, basta marcar-se como fora da área afetada quando surge a notificação.
A ideia surgiu depois do terramoto e tsunami no Japão, em 2011, ao verificar-se que muitos dos sobreviventes utilizaram as redes sociais para se manterem em contacto com a família.

Ideia de nova funcionalidade surgiu depois do desastre no Japão, em 2011

Em comunicado, onde apresenta a nova funcionalidade, uma equipa do Facebook espera que, em situações de necessidade, esta seja uma ferramenta que ajude os seus utilizadores “a estar conectados aos seus entes queridos” e que “lhes possibilite o conforto” de saberem que estes se encontram seguros.

A ideia nasceu durante o terramoto e o tsunami de 2011, no Japão, onde as redes sociais adquiriram um papel muito importante no contacto entre familiares e amigos. Foi o mote para que os engenheiros da empresa, no Japão dessem “o primeiro passo em direção à criação de um produto para melhorar a experiência de se reconectar depois de um desastre”, explicam.

Uma ferramenta de teste, a “Disaster Message Board”, foi lançada um ano depois e teve uma resposta massiva, o que deu origem ao “Safety Check”. Esta funcionalidade estará agora disponível a nível global em todos os dispositivos, sejam eles smartphones, tablets ou computadores.