A “Open Access Week 2014” – Semana Internacional do Acesso Livre – já começou e está em todo o lado. Até 26 de outubro, a iniciativa pretende sensibilizar a comunidade académica e de investigação para os benefícios da partilha pública do conhecimento científico.

“O acesso online aos resultados da investigação académica, livre e imediato, bem como o direito de os utilizar, tem o poder de transformar a forma como a pesquisa e a investigação científica são conduzidas e reflete-se de forma direta e generalizada no ensino, na ciência, na indústria e em toda a sociedade”, refere a Universidade do Porto (UP), na página dedicada à edição deste ano do movimento, ao qual se associa mais uma vez.

Na verdade, a UP é a instituição portuguesa com maior contribuição para o Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP). Ao alcance de todos estão mais de 33 mil documentos provenientes das várias faculdades da universidade. Neste aspeto, a Faculdade de Engenharia (FEUP) é a que mais ficheiros disponibiliza (11094), seguida da Faculdade de Letras (FLUP) – 6210 – e da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCEUP) – 4533.

Atas, dissertações, teses de mestrado e doutoramento são alguns dos documentos que a “Open Access Week“, promovida todos os anos pela Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC), quer tornar mais acessíveis a qualquer pessoa.