“Encontrar casa quando se é aluno deslocado, nem sempre é fácil” e “a procura de habitação pode tornar-se numa das tarefas mais difíceis que o aluno enfrenta”, afirma a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (AEISCAP), em comunicado.

Uma premissa que não é novidade mas que fez com que estes estudantes decidissem criar uma plataforma que facilitasse a vida aos novos colegas, na chegada à Universidade. De modo a evitar “inúmeras deslocações para anotar números de telefone e horas perdidas em contactos”, criou o seu próprio Portal de Alojamento, que inclui “um leque alargado de ofertas de casas, apartamentos e quartos para alugar” na zona do Porto – e principalmente nas imediações do instituto.

Para divulgar uma oferta, basta criar um perfil no portal e um anúncio com descrição, fotografias e contacto. “Posteriormente à avaliação da AEISCAP”, a que são submetidos todos os anúncios, este “será colocado online e terá um espaço para comentários e avaliações de antigos e atuais moradores”.

Para navegar no portal e procurar ofertas é igualmente necessário criar um perfil, de forma a tornar “tudo muito mais seguro”.

Portal de Emprego quer ajudar numa tarefa “cada vez mais árdua”

Mas resolvida a questão da casa e finalizado o curso, uma nova preocupação se assoma. “Já nada é garantido para um jovem licenciado, e a procura por um futuro de sonho torna-se cada vez mais árdua”, afirma a Associação.

Assim, “de forma a combater todos os problemas para aqueles que se lançarão no mercado de trabalho”, criou-se o Portal de Emprego, de modo a “fornecer a todos esses promissores estudantes, oportunidades de trabalho, dentro das suas áreas de estudo”.

Disponível a todos os estudantes do instituto, este portal congrega oportunidades de estágios curriculares, profissionais e empregos em várias zonas do país, mas maioritariamente na zona do Porto. “Esta procura pode ser feita após um prévio registo e posterior aprovação pelos órgãos da AEISCAP”. Também “a verificação das empresas é realizada pelos mesmos órgãos, que se certificam que as ofertas são adequadas para os seus estudantes”.