O Porto Urban Lab pode ser descrito, talvez da melhor forma, como “um desafio criativo intensivo para experimentar o Porto de forma inovadora e desenvolver ideias criativas para intervir na cidade”, como explica a página da iniciativa.

O processo começou com a seleção de “conjunto diversificado de pessoas criativas, com formação e/ou experiência em diferentes áreas” (da arquitetura aos media, passando pelo audiovisual, o turismo, a música ou o teatro) que agora vão aliar criatividade e conhecimento ao “coaching de um conjunto de especialistas nacionais e internacionais”.

O objetivo é que estes “sintam a cidade de forma experiencial, recolhendo ideias que serão depois trabalhadas e prototipadas, dando origem a uma exposição pública e a um conjunto de projetos com potencial empreendedor”. Projetos estes que serão depois “desenvolvidos, testados, validados” e “apresentados a um painel de especialistas, onde se encontram potenciais mentores, incubadores e financiadores”, com vista à “sua futura concretização”.

A 6 de novembro, trabalhos e ideias são mostrados à cidade

A iniciativa, que se desenvolve ao longo de três semanas, arranca já a 24 de outubro, com 50 criativos selecionados. A primeira atividade é a “Oficina de Criatividade Urbana e Exposição Pública”, “para recolha de ideias e exploração de oportunidades, que serão prototipadas (seja de que forma for, do papel à aplicação informática) e expostas para validação.

Seguem-se, de 5 a 7 de novembro, o “Workshop de Imersão Empreendedora”. Abordando conceitos como “modelo de negócio”, “propriedade intelectual” ou “marketing e comunicação”, “as ideias com maior sustentabilidade serão trabalhadas e desenvolvidas em equipa” para depois serem apresentadas ao painel de especialistas, através do “Pitch Criativo”, a 18 de novembro. Até lá, são apresentadas ao público no edifício AXA, a partir de dia 6 de novembro [programa mais detalhado, aqui].

O Porto Urban Lab é uma iniciativa de Serralves em parceria com a Porto Lazer e com a ADDICT. Em última instância, quer “capacitar pessoas criativas que possam gerar projetos e negócios criativos e inovadores e que contribuam para transformar e potenciar a cidade do Porto e os seus agentes”.