O designer português, já distinguido pela publicação Graphis ao longo dos últimos 20 anos, voltou a ter o seu nome referido e galardoado com as distinções Poster Gold Award e Poster Merit Award. Além desses títulos, João Machado teve ainda o privilégio de ver o seu nome a figurar entre os Graphis Design Masters, ao lado de cinco outros designers internacionais.

Entre os “mestres” do design figuram também os seguintes nomes: Alan Fletcher (Reino Unido), Takenobu Igarashi (Japão), Werner Jeker (Suiça), Gunter Rambow (Alemanha) e o falecido Massimo Vignelli (Itália).

João Machado, natural de Coimbra, nasceu em 1942 e formou-se em Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, escola na qual também deu aulas. No seu trabalho constam vários cartazes, livros, selos e obras publicadas. O designer já recebeu também inúmeros prémios entre os quais o do Melhor Selo do Mundo. A Graphis também já tinha condecorado Machado com o Platinum Award, na categoria Poster Annual 2014.

Em 1982, estabeleceu o seu estúdio, João Machado Design, no Porto. Desde então tem trabalhado para vários clientes entre os quais as câmaras do Porto, Lisboa, Almada ou Guimarães, os CTT, o Centro Cultural de Belém, a Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras. Os seus trabalhos extendem-se também a companhias internacionais situadas no Japão, China, Coreia ou Estados Unidos da América.

“Desisti da minha carreira de escultor para me dedicar de corpo e alma ao design gráfico”, disse João Machado numa entrevista publicada no blogue da Graphis. “Houve um tempo em que fiz a opção de me dedicar ao design, estudando, observando e criando a minha própria linguagem”.

A Graphis – The International Journal of Visual Communication, é considerada como sendo o “oscar” da excelência no design e artes gráficas. Esta publicação, criada por Walter Amstutz e Walter Herdeg em Zurique, Suíça, reúne e compila anualmente os trabalhos mais relevantes produzidos pela indústria da comunicação visual desde 1944.

Já foram publicadas mais de 350 edições da Graphis. Os seus títulos são vários debruçados sobre diversos temas relativos a arte. Entre esses títulos anuais constam: Graphis Design Annual, Graphis Advertising Annual, Graphis Photography Annual, Graphis Annual Reports e Graphis Poster Annual.