Tudo começou com a campanha “India’s Be Cruelty-Free” [Índia livre de crueldade], pela Humane Society International (HSI), com o objetivo de impedir os testes com animais no país, assim como a comercialização de cosméticos testados nas mesmas condições.

A campanha deu resultado e a partir de 13 de Novembro, através do decreto-lei 135-B, a Índia vai deixar de importar e vender cosméticos testados em animais, tornando-se assim o primeiro país asiático livre deste tipo de produtos.

Alokparna Sengupta, responsável pela campanha, realça que “a Índia fez história para os animais da Ásia do Sul” e que este é um “grande feito que não seria possível sem a compaixão do governo, dos consumidores e da indústria”. “Acreditamos que, se esta visão vier a ser aplicada a outras indústrias, este pode ser um momento determinante no que diz respeito à modernização da ciência, com milhares de animais poupados ao sofrimento e à dor”, acrescenta, em comunicado.

A Índia tem vindo a implementar uma série de leis que reforçam os direitos dos animais. Em 2013, o país tornou-se uma das poucas nações do mundo a proibir a utilização de golfinhos em espetáculos com fins lucrativos.