Depois de, no ano passado, ter reunido centenas de crianças num só espaço, desta vez, Serralves volta a celebrar o Dia Mundial das Massas, mas passa a dedicar mais atenção às famílias. Assim, no sábado, 25 de outubro, dia da celebração, aquele que é um dos espaços culturais mais conhecidos do Porto promove várias oficinas gastronómicas de participação gratuita.

Entre as 10h e as 17h, a animação vai ser constante e, para começar, a oficina “Viagem ao Mundo das Massas”, na Sala do Serviço Educativo (Museu), vai ensinar a manipular o alimento com corantes naturais e colas feitas de farinha, “para criar construções artísticas comestíveis”, refere a organização, em comunicado. “As obras realizadas são levadas para casa pelos participantes para cozer em água e sal e degustar”, pode ler-se.

Isto significa que, quem quiser ir a Serralves no fim-de-semana, deve fazê-lo com o apetite bem aberto. E o cérebro a funcionar. Prova disso é a oficina “Comer bem e bem mexer…dá saúde e faz crescer”. Na Sala Multiusos (Museu), o objetivo será “fazer a interligação entre os temas da alimentação e da saúde”. Um jogo-desafio de pergunta-resposta sobre uma nova roda dos alimentos e a degustação de massas, “confecionadas com ingredientes naturais e/ou moleculares”, são algumas das atividade preparadas.

E apesar de não se dever brincar com a comida, Serralves vai levar a cabo a oficina “Brincar a Comer, Comer a Brincar”, onde se pretende passar a mensagem de que “os atos de cozinhar, comer e criar são importantes numa alimentação saudável”. Por fim, o Dia Mundial das Massas tem para oferecer a oficina “Lupa Botânica”, que dará a conhecer o ciclo do trigo duro, numa perspetiva de matéria-prima biológica.