Technical Unconscious – Inconsciente Técnico” é “um projeto cultural e de investigação multidisciplinar” desenvolvido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), dirigido por Gonçalo Leite Velho, com a curadoria de Inês Moreira.

Nos “espaços pós-industriais da Cooperativa dos Operários Pedreiros do Porto” – onde estará exposto até 22 de novembro – no ano do centenário da instituição, este projeto “procura ativar um percurso imersivo através da produção técnica e analógica, bem como do conhecimento incorporado e inconsciente” que transportam artistas residentes e visitantes, descreve Inês no seu manifesto curatorial.

Com inauguração marcada para dia 25 de outubro, às 16h, congrega projetos artísticos desenvolvidos por 14 artistas de “projeção internacional” e que “indiciam um modo de trabalhar numa Europa de escala global, onde as identidades se cruzam (um iraquiano que vive em Berlim, um americano residente na Estónia, entre outros)”.

“Este projeto mostra a vitalidade e a abertura da faculdade a projetos transversais e de internacionalização, com profundas mudanças no seu comportamento”, afirma o diretor da faculdade, Francisco Laranjo.

Projeto quer arriscar “no Porto uma nova dimensão cultural”

Por ali, “será revelado, ao longo de seis zonas selecionadas da Cooperativa”, tanto os trabalhos artísticos como “os espaços de trabalho técnico – da sala de desenho, às oficinas, ao auditório, ao hangar, e ao museu existente”.

Do programa fazem ainda parte artist’s talks, performances e outras atividades. No fundo, este projeto pretende “um diálogo com entidades da cidade e internacionais”, com a certeza de que “a curadoria pode estreitar as ligações entre a cultura, a sociedade e academia e que se arrisque no Porto uma nova dimensão cultural”, afirma Inês Moreira.

Esta iniciativa está inserida no projeto europeu “Soft Control“, financiado com o apoio da União Europeia, através do Programa Cultura. A exposição poderá ser visitada até ao dia 22 de novembro de 2014, na Cooperativa dos Pedreiros, de segunda-feira a sábado, das 14h-20h. A entrada é livre.