A apresentação da coleção primavera/verão 2015, esta quinta-feira, foi marcada pela heterogeneidade das cores, texturas e materiais utilizados pelos estilistas, que mostraram diferentes visões para a próxima estação.

No espaço Bloom, destinado às jovens promessas do mundo da moda, Carla Pontes e Mafalda Fonseca demonstraram distintos pontos de vista no que diz respeito a tendências, tendo apenas o preto e o branco como fatores comuns nas suas coleções.

Carla Pontes, em “Pli”, apresentou peças leves e frescas, direcionadas para o ambiente urbano. Além das duas cores principais, o cinza petróleo e o lima reinaram nesta coleção feminina. Por outro lado, Mafalda Fonseca utilizou cinzento, burgundy e diferentes tons de azul nas suas texturas, que já são a imagem de marca da estilista. “T” é o nome da sua nova coleção, inspirada pela natureza e pela novidade.

Susana Bettencourt e Estelita Mendonça

Susana Bettencourt e Estelita Mendonça, antigos participantes do espaço Bloom, abriram a passerele principal com as suas propostas para a nova estação. Em “Realinhamento”, Susana Bettencourt conjugou o craft e o digital em padrões geométricos verdes e cinzentos. Com pequenos pormenores em vermelho, a coleção é composta por vestidos fluidos, coletes e transparências, que a transformam numa das mais ambiciosas da estilista açoriana internacional.

Do outro lado do espetro, Estelita Mendonça não utilizou padrões, nem cores fortes. A sua mais recente coleção é marcada por tons neutros e pela simplicidade das peças, que apresentam linhas retas e verticais. Salientam-se os fechos cinzentos brilhantes e os enormes colares, que a tornam única e incomparável.

Daniela Barros e Hugo Costa

Daniela Barros apostou em cores clássicas e neutras, sem qualquer variação de tons. O minimalismo e a preocupação com o detalhe também caracterizam a sua nova coleção “N_00A”. A estilista utilizou também estampados e sobreposições para desafiar a modelação clássica e padronizada.

Hugo Costa, na sua nova coleção, utilizou linhas básicas, sobreposições e fluidez para transmitir a ausência de uma identidade. Com peças semelhantes às de Mafalda Fonseca, o estilista adoptou também o preto, o branco e o burgundy. Destaca-se o estampado em desenho linear, presente em algumas peças masculinas.

Anabela Baldaque

A estilista de renome fechou o primeiro dia do Portugal Fashion no Porto. “Anywhere”, a coleção mais heterogénea da noite, é direcionada para mulheres sofisticadas, românticas e boémias. Utilizando uma diversa paleta de cores claras, a criadora inspirou-se na silhueta dos anos 20 e 50 para aliar o sonho e o lado positivo da vida. Materiais como lantejoulas, rendas e tulles foram muito utilizadas na confecção das peças.

Katty Xiomara, Diogo Miranda, Luís Onofre e outros estilistas consagrados partilham o espaço da Alfândega do Porto com novas apostas do espaço Bloom no segundo dia do evento.