Quando André Lamas Leite, professor de Direito Penal e de Criminologia na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP), visitou o Estabelecimento Prisional do Porto (EPP) – Custóias – para dar uma palestra, deparou-se com um cenário que o incomodou: a biblioteca daquele espaço estava pouco equipada.

Isto faz com que “uma das ocupações que pode ajudar na reinserção dos nossos reclusos se ache fortemente comprometida”, referiu, numa mensagem trocada com a direção da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Como lhe foi dito, naquela prisão, que “a situação é nacional, devido à crónica falta de meios”, o docente procurou convencer aquela e outras faculdades da UP para se unirem numa doação conjunta de livros para o EPP e, se possível, outros estabelecimentos prisionais.

Para ajudar nessa tarefa, André Lamas Leite criou, a 15 de outubro, uma página no Facebook. “Um livro na prisão: uma janela para voar” caminha, neste momento, para os dois mil seguidores, e é lá que são passadas as mais recentes informações sobre o estado da iniciativa. “É muito importante para um(a) recluso(a) poder evadir-se dos muros das prisões, ainda que por momentos, através da leitura”, pode ler-se numa primeira mensagem.

Este pensamento parece ter convencido a comunidade académica, visto que a FDUP, a Faculdade de Economia (FEP), a Faculdade de Desporto (FADEUP) da UP e o INESC TEC já assumiram o seu compromisso institucional para apoiar a iniciativa. Ainda assim, todos podem contribuir para o movimento, sobretudo com “romances, contos, peças de teatro, poesia, ensaios, livros de Arte e de Direito, de Gestão e de Economia”.

Quem o quiser fazer presencialmente, deve depositar os livros na portaria da FDUP (Rua dos Bragas, 223, 4050-123 Porto), entre as 09h e as 22h, de segunda a sexta-feira, podendo entregá-los diretamente aos vigilantes. Quem preferir enviar por correio deve usar o endereço atrás referido.