Há uma epidemia a afetar os bonecos das crianças da cidade do Porto e é preciso um plano de resposta urgente e eficaz. O Hospital dos Pequeninos foi chamado a resolver a questão e até 31 de outubro vai receber “casos de super-heróis com dores de barriga, bonecas com cefaleias e peluches com dificuldades respiratórias” de mais de mil crianças e vários infantários do norte do país.

Seja qual for o diagnóstico, nenhum caso é demasiado bicudo para estes jovens “senhores doutores” de bata branca, empenhados em ajudar os melhores amigos das crianças, que formam o “corpo clínico” desta “instituição”. Para além de serem especialistas em “Dor de Barriga” ou “Dor de Dentes”, este ano, pela primeira vez, “receberam formação dos colegas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) para adaptar ainda melhor o discurso clínico à faixa etária das crianças”.

A “Direção do Hospital” é mais uma vez liderada pela Associação de Estudantes da FMUP (AEFMUP) e os objetivos são claros: “Desmistificar os cuidados de saúde e a doença junto das crianças, através da explicação de vários procedimentos médicos de rotina, de forma simples e esclarecedora”, explica Bárbara Vaz, da AEFMUP.

A iniciativa congrega ainda as Associações de Estudantes da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) e da Faculdade de Medicina Dentária (FMDUP), que estarão encarregues de potenciar a transmissão de conceitos de alimentação saudável e higiene oral, respetivamente.

O “Hospital dos Pequeninos” está localizado no Salão de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) das 10h às 12h e das 14h às 16h.