O Best Global Universities Rankings, promovido pela U.S. News & World Report, com o apoio da Thomson Reuters, divulgou a mais recente atualização da classificação em questão, que coloca a Universidade do Porto (UP) entre as 500 melhores instituições de educação do mundo em investigação científica.

Posicionada no 333.º lugar mundial – e 144.º no ranking europeu -, a UP apenas é superiorizada, em termos nacionais, na estatística, pela Universidade de Lisboa (265.º lugar). Os outros representantes portugueses são a Universidade de Coimbra (430.º) e a Universidade de Aveiro (484.º).

Para definir a classificação, o Best Global Universities Rankings tem em conta, sobretudo, fatores como o número de publicações e de citações acerca da investigação científica de cada instituição. Neste aspeto, a UP obteve índices bastante interessantes, aparecendo perto do top 200 mundial (208.º e 257.º lugares, respetivamente). No que diz respeito, por exemplo, à investigação científica nas áreas das Ciências Agrárias e das Engenharias, a universidade portuense destacou-se ainda mais, entrando no top 100 (74.ª e 99.ª posições, respetivamente).

O Best Global Universities Rankings é liderado por três instituições norte-americanas: Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT) e University of California-Berkeley.