Foi a sétima vez consecutiva que a emblemática sala de espetáculos do Coliseu recebeu o PortusCalle. Na 16.ª edição, que decorreu neste fim-de-semana, o festival de tunas deu apoio à “Degrau a Degrau“, uma iniciativa da Academia Contemporânea do Espectáculo (ACE) que visa angariar fundos para terminar o restauro do Palácio do Bolhão.

A apresentação esteve a cargo do comediante Hugo Sousa que, durante todo o espetáculo, arrancou risos e aplausos do público. A atuação da Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto (TUNAFE) abriu oficialmente o festival. Posteriormente, subiram a palco duas tunas em competição. A primeira foi a Tuna da Universidade Católica Portuguesa (TUCP), que entusiasmou o público com o seu solo de pandeireta.

Seguiu-se a Scalabituna, do Instituto Politécnico de Santarém, à qual não faltavam os gorros típicos. Antes de iniciar a atuação, assistiu-se ao vídeo de divulgação do PortusCalle, onde se fala de mulheres suecas. Assim se explica a presença de uma beldade sueca no meio da Scalabituna…feita de cartão.

Após o intervalo, as atuações foram reiniciadas pela Tuna Universitária do Porto (TUP), que se apresentava extra-concurso. Foi esta tuna que brindou o público com o hino de todos os universitários: “Amores de Estudante”. Durante vários minutos, o apresentador viu-se incapaz de retomar a palavra, pois o espírito académico tomou conta do Coliseu: as vozes do público elevaram-se em gritos de cursos e uniram-se para cantar a casa de Engenharia.

A Magna Tuna Cartola entrou em ação com as luzes apagadas: o ambiente da primeira música era composto em palco com um candeeiro de rua, uma esfregona num balde de água e flautas dispersas, que se acendiam a cada soprar, entoando o tema do filme “The Godfather”.

A Tuna do Instituto Superior Técnico de Lisboa (TUIST) foi a última concorrente. A atuação não se ficou apenas pelo lado musical, mas estendeu-se à crítica social, que apresentou sob forma de teatro. Chegava a hora de o espetáculo ser encerrado pela TEUP. Foram muitos os aspirantes a engenheiros que encheram o palco. Depois de “Porto na Memória”, foi o público que decidiu que seria “Hoy” a última música a ser tocada.

Foram chamados a palco os magisters e os guias das tunas participantes. O presidente do júri, Paulo Nunes, tomou a palavra para anunciar os prémios. A TUCP ganhou o prémio de “Melhor Pandeireta”, ao passo que a Magna Tuna Cartola teve o “Melhor Porta Estandarte” e a TUIST o “Melhor instrumental”. Já a Scalabituna conquistou o júri, tanto pelo seu espírito de grupo, como pela competência musical. Assim, viu-se premiada nas categorias de “Melhor Solista”, “Melhor Tuna” e “Tuna Mais Tuna”, sagrando-se vencedora da 16.ª edição do PortusCalle.