Em cima da mesa estão temas como a Fórum Manifesto, uma corrente fundada por Miguel Portas que recentemente se desvinculou do Bloco de Esquerda e da qual Ana Drago e Daniel Oliveira, os convidados desta sessão do Clube dos Pensadores, fazem parte.

Os dois querem encontrar uma solução e admitem convergências com os partidos de esquerda disponíveis, razões que os levaram também à desvinculação com o Bloco. Na altura, Ana Drago, que chegou a ser dirigente do partido, justificou com “divergências com o BE” a sua demissão. Já Daniel Oliveira, fundador do Bloco, admitiu, em 2013, abandonar por “discordar das últimas opções políticas” do partido.

Em discussão estará também a coligação que o Fórum Manifesto decidiu fazer com o Partido Livre até às próximas eleições legislativas. “O Partido Livre, que integra Rui Tavares, teve nas últimas eleições europeias 70 mil votos, o que permite acalentar a esperança de um bom resultado em próximo ato eleitoral”, afirma, em comunicado, Joaquim Jorge.

Ana Drago e Daniel Oliveira marcam presença no Clube dos Pensadores (CdP) no dia 10 de novembro, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia.