Promovidas novamente pela Porto Lazer e Câmara do Porto, serão 19 as novas exposições que estarão disponíveis no Bairro das Artes – composto pelas ruas de Miguel Bombarda, Rosário e Manuel II -, este sábado, 8 de novembro, a partir das 16h.

Na última edição deste ano das Inaugurações Simultâneas de Arte Contemporânea, que vigorará até janeiro do próximo, está em destaque a abertura do concurso para a conceção criativa de toda a imagem a ser utilizada para os eventos de 2015.

Bioclimatização vai ser testada

Outro dos pontos de destaque desta edição é a aposta em soluções bioclimáticas para o espaço público. A ação ocorrerá no topo oeste da Rua Miguel Bombarda e visa ajudar a qualificar o espaço público e garantir o conforto a nível térmico em espaços exteriores. “O objetivo é que os transeuntes possam usufruir de um espaço de sombra e proteção face ao vento e, eventualmente, à chuva, numa intervenção que cruzará espécies vegetais em unidades móveis, previamente plantadas nos viveiros municipais da Câmara do Porto, com elementos de mobiliário urbano em cartão”, informa a organização, em comunicado.

A Rua de Miguel Bombarda, a mais preenchida, contará com 13 galerias diferentes, como, por exemplo, “Arte em Postal”, na galeria Metamorfose, “Constructiones Valetudinarii”, do artista plástico Gil Maia, na galeria São Mamede, ou ainda “Poder e Banalidades das Imagens”, de Augusto Canedo, na galeria Serpente.

Já as ruas Manuel II e do Rosário contarão ambas com um par de galerias: na primeira, estarão disponíveis uma coletiva de pintura intitulada “Last But Not Least”, na galeria 111, e a coletiva “5 pontos de vista”, na galeria Pentágono, composta por Carlos Fontes, Cláudia Rocha, Gabriel Ribeiro, Manuela Ferraz e Tami Itabashi. A segunda contará com os “Desenhos” de Rui Sousa, no âmbito da galeria Artes em Partes e também com as “Figuras Soltas #2”, de Vítor Espalda, na galeria Artes Solar de Sto. António.

Já no Chichorro, que possui desta vez a temática “Musiqueiros de todas as festas”, haverá Angela Dalinger na Ó Galeria para apresentar “WILDERNESS:IMAGINATION”. Além disso, na sala 1 da Galeria Trindade estarão as pinturas e desenhos “Cuentos, recuentos e vuelta a empezar”, de Brigitte Szenczi e Juan António Manas, enquanto a sala 2 contará com “Ver o Porto”, de Maria de Paz Meneses. Paralelamente às Inaugurações Simultâneas, haverá animação de rua e oferta de castanhas assadas para o público visitante.