Esta sexta-feira, 7 de novembro, o pólo Tecnológico do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto recebeu uma conferência aberta que contou com a presença de vários oradores e cerca de 70 participantes.

Iniciativa da Associação Junior Achievement Portugal (JAP), juntamente com a Junior Achievement Alumni Portugal, a conferência tinha como objetivo discutir o empreendedorismo jovem. Afinal, segundo o mote da associação, “não se nasce empreendedor, aprende-se”.

A JAP

A Junior Achievement é mais antiga organização educativa mundial, sem fins lucrativos, dedicada à formação de jovens em empreendedorismo. Está presente em 121 países e, desde 2005, também em Portugal (JAP). Já a Junior Achievemnt Alumni Portugal é uma rede dos Alumni portugueses, criada em 2009. Esta conferência realizou-se no âmbito do quinto aniversário desta organização paralela e complementar à JAP.

A abrir a conferência esteve o pró reitor da Universidade do Porto, Carlos Brito. O professor deu as boas vindas aos espectadores e lançou a questão: “Para que serve uma universidade?”. Depois de algumas respostas, apresentou os objetivos da Universidade do Porto, a segunda maior universidade portuguesa – “Educar a nível de cidadania, criar conhecimento, através da investigação, e criar valor” – eu demonstrou o seu orgulho pela instituição e pelo UPTEC.

Seguiu-se a professora Luísa Helena Pinto, da Faculdade de Economia. A professora insistiu na boa apresentação do Curriculum Vitae e na importância de manter uma auto estima elevada em todo o ambiente do mercado de trabalho. Revelou que as escolhas dos empregadores não são sempre economicamente racionais e, por isso, ninguém deve ficar em baixo quando não é escolhido para um emprego, depois de uma entrevista.

A oradora partilhou ainda algumas experiências da sua vida profissional, no intuito de dar conselhos ao público jovem, que se encontra às portas do mercado de trabalho.

O orador que se seguiu foi Luís Graça, do Instituto CRIAP, que apresentou a rede Linkedin – a maior rede social destinada a fins profissionais – e como tirar partido dela como se fosse um currículo virtual.

Luís Graça deu dicas sobre como organizar o perfil, de modo a torná-lo mais interessante para as empresas que procurem novos trabalhadores e, por outro lado, apresentou a perspetiva de uma empresa nesta rede social, já que vários espectadores demonstraram o interesse em criar uma empresa própria.

O empreendedor Nuno Freitas, criador da MezzoLab, agência de design digital de sucesso a nível nacional e internacional, e, também um dos criadores da Spirito Cupcakes & Coffee, também marcou presença.

Definiu o conceito de “empreender” como encontrar oportunidades, alocar recursos, criar valor (o valor social da marca, em detrimento do lucro) e gerir o risco. Partilhou também a sua experiência no percurso da loja Spirito. Destacou que ser empreendedor tem muitas dificuldades, mas insistiu que falhar traz mais capacidades. Deu conselhos aos estudantes que querem formar empresas e, tal como os oradores anteriores, incentivou-os a nunca perder a autoestima e apostar na unicidade.

Terminada a conferência, o JPN esteve à conversa com Hélder Gonçalves, coordenador Regional da Zona Norte da Junior Achievement Alumni Portugal. O estudante da Faculdade de Engenharia salientou a promoção do empreendedorismo e o desenvolvimento de uma rede de contactos interna como principais objectivos da organização.

“Tentamos dar continuidade à missão da Junior Achievement Portugal e fazer uma ponte com as pessoas que não a conhecem, de forma a que participem e, consequentemente, venham a integrar a nossa rede de contactos”, afirmou. Salientou também que existe a intenção de promover mais eventos deste género para pessoas externas à organização, “uma vez que os externos de hoje podem vir a pertencer à rede no futuro”.

Ricardo Martins Costa, presidente honorário e coordenador internacional da JA Portugal, fez um balanço positivo dos cinco anos de vida da organização, em Portugal. “Se olharmos para a nossa rede, para aqueles que conhecemos melhor, para os Alumni, observamos casos reais de sucesso. Vemos muitas pessoas que nunca tinham pensado abrir o seu próprio negócio, não só a pensar nele como a executá-lo. Temos exemplos concretos de empresas que começaram a partir dos nossos programas, acompanhados pela Alumni”.