A iniciativa

“O FFFilm Project é um ciclo de cinema e vídeo que acontece no Porto desde 2012, tendo vindo a explorar diversas possibilidades em torno da intimidade, da memória e das ligações”. “É cinema de todo o mundo de todo o tipo de duração sobre todo o tipo de famílias”, “um evento muito especial” que cruza olhares de cineastas sobre “famílias que que vão muito para além do casal, dois filhos e animal doméstico”, afirma a organização.

O Family Fiction Film Project, ou FFFilm Project, está de volta ao Porto e acontece de 11 a 15 de novembro no Teatro Municipal Rivoli, no Edifício AXA e no Auditório Passos Manuel.
Esta é já a terceira edição deste ciclo, que este ano apresenta 67 filmes, selecionados a partir de mais de mil candidaturas, e, pela primeira vez, uma competição.

A competir estão 21 filmes distribuídos por três secções diferentes: “Vidas e Lugares – com enfoque no registo voyeurístico, biográfico ou documental de habitat’s e quotidianos -, Ligações – com foco nas dinâmicas interpessoais e comunitárias -, e Memória e Arquivo – dedicada a olhares criativos a partir de testemunhos e de found footage”.

No entanto, fazem parte da programação mais duas secções: uma “não competitiva dedicada ao género ficcional e outra dedicada ao género da animação”. Para além dos portugueses, há ainda filmes provenientes dos mais diversos países, da Alemanha ao Brasil, passando pelo Canadá, Egito, Espanha, Holanda, Indonésia… culminando numa lista de 32 nacionalidades diferentes.

Em destaque

– O português Música de Câmara, por Tiago Afonso. “Um diário/ensaio, percurso sonhado por sítios onde passei e pessoas que me habitam, juízos disparados em várias direções”.
– O israelita Treasure Hunt, de Nadan Pines “Apesar de se amarem o pai de Nadan e a sua única irmã não se encontram há 15 anos. Treasure Hunt conta a história da tentativa de Nadan de os juntar”.
– O polaco Fish’R’Us, de Maciej Glowinski Uma história vivida na pequena aldeia de Piaski, onde pescar é a profissão de todas as famílias. “O fascínio pelo mar e a vida marítima passa de pai para filho”. [Trailer]
E ainda “The Movie Must To Be Watched” [Trailer], “Bintou” [Trailer], “Crocodiles Without Saddles” – [Trailer], Free Flow [Trailer], “The Awareness of Absurdity” [Trailer] e “The silent of flies” – [Trailer]

Depois da festa de encerramento, no dia 14, a festa ainda não acabou: às 22h começa a reposição do filme-concerto “Circo Togni e La Camera Ottica”, com música ao vivo de Alexandre Soares, Gustavo Costa e Henriques Fernandes, no Passos Manuel.

E como o FFFilm Project não se faz só de cinema, também a “X-Y”, uma instalação de Cesário M. F. Alves, estará em regime de permanência durante o festival. “O artista tem estado ligado ao FFFilm Project desde a sua primeira edição, apresentando trabalhos singulares de instalação e fotografia que cruzam com a temática deste festival”, afirma a organização.

Também a 15 de novembro decorrerá uma conferência dedicada ao tema “Deslocações da Intimidade”, num “momento de reflexão contará com a presença de Catarina Simão, Gabriela Vaz-Pinheiro (FBAUP), Jean Martin Rabot (UM), Jorge Campos (ESMAE), Jorge Leandro Rosa (IF), Like Arquitects e Maria Augusta Babo (UN)”. A Home Movies de Bolonha (Itália) e a Visiona em Huesca (Espanha), também voltam a ser colaborações, albergando extensões do festival.

Todas as atividades são de acesso aberto e gratuito, ainda que esteja sujeito ao levantamento de bilhete, no local de apresentação de cada atividade.