Ao longo de cinco dias, ao abrigo do tema “Re:Generação”, reuniram-se em Braga 120 jovens para discutir questões com grande impacto na atualidade europeia. Para além da área do Porto, a mais representada na sessão, os mais de 70 delegados vêm de vários cantos do país, mas também de vários pontos da Europa, como Suécia, Suíça e até mesmo Ucrânia. Os delegados são divididos entre oito comités, onde elaboram uma moção com propostas de resolução para as problemáticas apresentadas em cada sessão.

A escolha do tema base da sessão englobou vários aspetos característicos do projeto Parlamento Europeu dos Jovens (PEJ), como contou ao JPN um dos organizadores da sessão, Henrique Vieira Mendes. “Para a 31.ª sessão de seleção nacional, escolhemos o tema “Re:Generation”, ou regeneração. Regeneração da Associação, numa fase de transição para o Biénio 2014-16, regeneração dos seus eventos, aumentando a exigência académica e a participação internacional, regeneração da cidadania europeia, refletindo sobre os seus tópicos mais prementes”.

A escolha do tema relacionou-se também com os vários assuntos discutidos durante a sessão. “O tema sublinha também a importância de diálogo, com o “Re:” alusivo às respostas em correio eletrónico. Diálogo entre todos, enfatizando o diálogo inter-geracional, condição essencial para projetar um futuro mais justo, ponderado e sustentável. A regeneração da política externa europeia, da participação democrática, dos papéis de género, do turismo sustentável, das oportunidades de emprego, do desenvolvimento rural, da educação e da agenda digital europeia foram os assuntos versados”, sublinhou Henrique.

Esta participação ativa é encorajada como parte de uma educação fora da sala de aula, onde as capacidades críticas, criativas e pragmáticas dos delegados são postas à prova. Os participantes são avaliados quanto ao seu conhecimento acerca do tópico discutido, a pertinência das suas intervenções, a sua fluência oral, postura durante o debate, criatividade e evolução pessoal durante a assembleia. Todas as sessões acontecem num cenário exigente e em tudo semelhante a um plenário do Parlamento Europeu, exclusivamente falado em inglês.

A sessão, presidida pelo alemão Christian Macht, teve fim a 9 de novembro, sendo que os sete melhores delegados escolhidos pelo júri serão contactados por e-mail durante esta semana e terão a oportunidade de representar Portugal na 78.ª Sessão Internacional do PEJ em Izmir, na Turquia, de 17 a 26 de abril de 2015.