A ideia é criar um mural ao longo da Rua da Restauração, no Porto. “O Mural Coletivo da Restauração” é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, e destina-se a artistas nacionais e internacionais. O concurso decorre até 7 de dezembro e pretende selecionar um conjunto de propostas de intervenção artística.

Depois de os portuenses Hazul Luzah e Mr. Dheo terem pintado uma das paredes do parque de estacionamento da Trindade e terem criado o primeiro mural livre do Porto, o objetivo continua a ser o mesmo: “transformar a cidade num palco privilegiado para a arte urbana”, refere a Câmara em comunicado.

Agora é a vez de outro ponto da cidade receber estas ações de arte urbana. O desafio consiste em transformar os 14 módulos de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal. Cada artista pode apresentar até duas propostas em dois ou quatro módulos da parede, que se estende ao longo de 70 metros da Rua da Restauração.

O tema da intervenção é livre e podem ser apresentadas propostas individuais ou coletivas, conforme se lê em regulamento.

Os projetos selecionados neste concurso vão permanecer no local durante seis meses, ao contrário do mural da Trindade, cujas intervenções têm um caráter permanente. A ideia é que o “Mural Coletivo da Restauração” seja um projeto rotativo, de modo a dar oportunidade a que vários artistas possam expor o seu trabalho, num quadro institucional autorizado.

Os interessados em participar devem enviar as propostas até 7 de dezembro, para [email protected].