Estão abertas as candidaturas a estágios com durações variáveis entre os três e os cinco meses em várias agências e organismos europeus, como o BEI, BCE, FRONTEX, Europol e outros. Neste momento há várias vagas disponíveis no site, sendo a maioria para estágios remunerados.

As datas limite para as candidaturas são variáveis, consoante o número de vagas, e podem ser consultadas na lista de estágios, disponibilizada online. O mesmo acontece com os requisitos para cada vaga: há estágios para jovens a frequentarem a universidade, para licenciados (a maioria) e para candidatos com pós-graduação, mestrado ou doutoramento, sempre em diferentes áreas de estudo.

Para ser elegível a qualquer um dos estágios é obrigatório o domínio de “pelo menos uma das línguas de trabalho da instituição – inglês ou francês”. Os estágios decorrem em várias cidades europeias, como Luxemburgo (BEI), Frankfurt (BCE), Varsóvia (FRONTEX) ou Haia (Europol).

Os estágios em instituições europeias têm como objetivo “promover a compreensão dos objetivos e metas do processo de integração e políticas da UE e ainda possibilitar aos estagiários a aquisição de uma experiência e conhecimento práticos do funcionamento quotidiano dos departamentos desses organismo”, lê-se num comunicado enviado ao P3.