No fim-de-semana de 22 e 23 de novembro, o Hard Club, no Porto, recebe uma edição especial do Urban Market, que realiza-se pela segunda vez desde a existência deste mercado. Ao associar-se ao IPO Porto, o evento promove, durante dos dias, a campanha “Despir o Preconceito – Ter Cancro não é ser Cancro“.

O objetivo da iniciativa é ajudar as mulheres a viver com a doença e, até, ultrapassá-la. Para isso estão preparadas várias atividades, como palestras, um momento para testemunhos, workshops e, ainda, um desfile. O mote foi lançado pelo designer Filipe Inteiro, que, na sua investigação de mestrado, pretende retratar, “através da fotografia, os efeitos colaterais inerentes ao cancro, desmistificando o preconceito associado à doença”.

“É importante continuar a sensibilizar o público sobre os preconceitos associados ao cancro. Um tema que raramente é falado – a imagem e autoestima destas mulheres”, refere a organização, em comunicado. Desta forma, o destaque vai para o desfile “Despir o Preconceito – o antes & o depois”, programado para domingo, em que “um grupo de mulheres com doença oncológica, umas que já participaram na primeira edição e novas mulheres dispostas a despir o preconceito, vão desfilar com peças dos expositores presentes”.

A par de todos estes acontecimentos, a edição será dedicada à moda, com workshops de imagem e maquilhagem e “uma seleção de criadores apenas na área do design de moda, acessórios, joalharia, saúde e beleza”.