A Revista Unidade nasceu na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) em 1988, pela mão de Jorge Ferreira. Entretanto, outros nomes deram corpo às edições seguintes, que acabaram por parar no tempo.

Há um ano, um novo capítulo na história desta revista tem vindo a ser preparado. Culmina agora com o lançamento do fascículo #0 do oitavo número, que já se encontra disponível online, gratuitamente [aqui].

Mas isto ainda é só o começo de uma nova era. Este é apenas o primeiro volume do tríptico sobre “A exposição do Real”, e que conta com a participação de Slavoj Zizek, Fátima Vieira, José Soeiro, Francisco Louçã, Bruno Costa, Romeu Monteiro, Jonathan Sergison, Valerio Olgiati e Camilo Rebelo.

Posteriormente, os fascículos #1 e #2 serão apresentados a 18 de dezembro e podem ser subscritos na web store da revista. Como a organização já anteriormente explicou, em entrevista ao JPN, “o primeiro fascículo” inclui uma explicação mais teórica do tema da publicação., enquanto que “o segundo e terceiro fascículos” vão albergar os trabalhos escolhidos para preencherem a publicação, fruto do Call for Papers e do Call For Projects a nível internacional.