Manuel Pizarro, vereador na Câmara do Porto na coligação com Rui Moreira, apresenta-se como um “portista crónico”, que apoia António Costa e gosta de José Sócrates. José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, diz que apoia António José Seguro e que gosta de Sócrates, “mas não tanto”.

O ex-primeiro ministro, que recentemente foi colocado em prisão preventiva, devido a acusações de crimes de fraude fiscal qualificada, corrupção e branqueamento de capitais, foi, na verdade, um dos principais motivos de conversa na 85.ª edição do Clube dos Pensadores que, nesta quinta-feira, reuniu, no Hotel Holiday Inn, em Vila Nova de Gaia, aqueles dois socialistas como convidados. Apesar de António Costa não ter estado presente, Narciso Miranda também não faltou ao debate.

Sobre José Sócrates, portanto, Manuel Pizarro não o diz inocente. Contudo, citando Voltaire, acrescentou que “é melhor ter 100 criminosos à solta do que um inocente na cadeia”. Defendeu o direito de Sócrates a um julgamento justo, sem a circulação de “fatias do que está em segredo de justiça” e afirma que “isto não é a idade média”.

Quando questionados sobre o discurso de Mário Soares, José Maria Costa descreve o fundador do partido socialista como dono de “um coração grande”, com uma “enorme capacidade de auscultação pública”. Manuel Pizarro diz que Soares já fez tudo o que era “possível fazer pelo PS e pelo país” e que o seu discurso foi a expressão da opinião “de um homem livre”, “sem querer condicionar o PS”.

Vivemos “a maior crise de que temos memória desde o 25 de abril”

Neste debate, José Maria Costa mostrou-se preocupado com a “falência dos sistemas e valores” da União Europeia, que “nascida da preocupação com a coesão”, assiste “impávida” à situação atual. “É o fim da Europa Social”, afirma. Acrescenta que Portugal vive um momento crítico, de “descrédito” das entidades públicas e políticas” e que tal se deve a problemas no “modelo de representação”, que tem de mudar.

Manuel Pizarro introduziu o problema da falta de competitividade “à escala europeia e internacional”. Diz ver a aposta na educação como estratégia fundamental a médio e longo prazo, “que não dá resultado em meia dúzia de anos”, e sublinhou a importância da inovação como auxiliar ao progresso.

José Manuel da Costa falou ainda sobre a importância da educação para a igualdade de oportunidades e na importância da “conservação e criação de emprego”. Apelou à distribuição mais homogénea dos financiamentos e serviços de saúde a nível nacional: “O cidadão de Melgaço tem exatamente o mesmo direito à saúde que tem um cidadão do Porto”.

Foram ainda mencionadas a aliança de Manuel Pizarro a Rui Moreira como um possível exemplo para o futuro da governação nacional e as “transferências da saúde para as autarquias”, consagradas no Orçamento para 2015.

O próximo encontro do Clube dos Pensadores está marcado para o dia 15 de dezembro.