O projeto Blue Stain foi o grande vencedor do “Prémio do Jovem Empreendedor de 2014“, entregue esta quinta-feira, 27 de novembro. O inovador método de diagnóstico de cancro oral foi desenvolvido pela startup TargeTalent, de Paula Melo e Fernando Ferreira, e premiado com 30 mil euros.

Licenciada em Anatomia Patológica e atualmente a fazer doutoramento em Patologia e Genética Molecular na Universidade do Porto (UP), Paula Melo tem 29 anos e é natural de Castelo de Paiva. Em 2012, juntamente com Fernando Ferreira, criou a TargeTalent. Esta startup dedica-se ao desenvolvimento de testes de diagnóstico que utilizam as células como meio biológico. Uma tecnologia diferenciada de interface bio-digital, que permite o diagnóstico rápido de patologias.

A TargeTalent conta com o apoio da CESPU e ainda de duas business angels: a Creative Wings, SA e a Green Capital, SA. Participou em novembro de 2013 numa sessão de investidores organizada pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) durante a 16.ª Feira do Empreendedor. Aí, os dois tiveram a oportunidade de apresentar o conceito a várias entidades de capital de risco, business angels e venture capital.

Nos meses seguintes, as provas dadas permitiram que surgisse o investimento necessário, em agosto deste ano.

Diagnóstico rápido

“O projeto Blue Stain resultou da necessidade de materializar um projecto de investigação numa ideia de negócio. Tem como finalidade promover soluções de diagnóstico tipo ‘point of care'”, explicou Paula, em entrevista ao P3. “O objetivo é fornecer processos de diagnóstico simplificado, que possam chegar a toda a gente com elevados padrões de qualidade”, acrescentou.

A solução Blue Stain consiste num “kit” de diagnóstico do cancro – do oral, em particular -, que possibilita a recolha e análise imediata de células do corpo humano. É rápido, não invasivo e indolor. A inovação do Blue Stain reside no facto de, actualmente, não existir uma solução para diagnosticar precocemente as patologias da cavidade oral. A sua importância aumenta por o seu exame e o próprio resultado se efetuarem no tempo de uma consulta, a chamada “solução ‘point of care'”. Além deste factor, o Blue Stain não tem qualquer implicação logística, o que representa uma redução dos custos para hospitais e clínicas médicas.

De acordo com um comunicado emitido pela ANJE, o cancro oral regista 540 mil novos casos por ano, com uma taxa de mortalidade de 80% (seis em cada 10 pacientes morrem nos cinco anos seguintes ao diagnóstico).