Destinado a jovens “provenientes de e/ou atentos aos contextos vulneráveis, sejam eles o desemprego, sem abrigo, discriminação, crianças e jovens em risco, alcoolismo, solidão dos idosos, emigração, direitos sociais, reinserção de reclusos, justiça igualitária”, entre outros, o curso que a Academia Ubuntu está a promover tem inscrições gratuitas abertas até 10 de dezembro.

Com o objetivo de formar cem jovens em empreendedorismo social, a iniciativa, dirigida a idades entre os 18 e os 35 anos (ver regulamento) e financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Montepio e Lipor, consiste numa “formação não formal” sobre “liderança servidora”, para quem quer “fazer a mudança à sua volta”.

Para isso, a Academia Ubuntu baseia as suas formações em princípios passados por “líderes servidores como Mandela, Gandhi e Aung San Suu Kyi”. Em comunicado, a organização informa que, “nas edições anteriores, os participantes desenvolveram vários tipos de projetos de empreendedorismo social, alguns em Portugal e outros no estrangeiro, nomeadamente na Guiné-Bissau”.

A iniciativa, que já vai na terceira edição, tem agendadas duas sessões de apresentação no Porto, para esclarecer todas as dúvidas que possam existir sobre a formação. A primeira realiza-se esta terça-feira, 2 de dezembro, no Centro São Cirilo, às 18h, enquanto que a segunda está agendada para sábado, 6 de dezembro, na Pastoral Universitária, Casa Diocesana de Vilar, às 14h30.