Logo ali na Baixa, no Edifício Axa, acontece a “UPStreet Axa Urban Store“, de 4 a 14 de dezembro. A entrada é livre e o espaço reúne, para venda, obras de “mais de 30 artistas reconhecidos da street art e ilustração”, como é o caso de hazul, GodMess, Chei Krew, dPigs, Lara Luís ou O Panda Gordo. Óptimas opções de prenda para os amantes das artes e uma óptima ajuda para os artistas, já que o valor das vendas reverterá totalmente para estes.

Ao longo dos oito dias do evento, no entanto, há ainda programação complementar (para ver aqui), com iniciativas e atividades, desde exposições, concertos de DJ’s, performances pelo Balleteatro, open labs de circo novo pela Erva Daninha, workshops, curtas-metragens e espetáculos para crianças. Pode ser visitada de quinta a sexta-feira das 17h às 23h, sábado das 14h às 23h e domingo das 14h às 19h.

Já a 6 e a 7 de dezembro, a Feira Franca de Natal da Fundação da Juventude está de volta. Acontece no Hard Club/Mercado Ferreira Borges e reúne “novas criações” de “jovens talentos”. O sítio ideal para procurar “presentes originais, low-cost e para toda a família”, com opções desde os acessórios de moda aos produtos gourmet. Está aberto das 11h30 às 19h.

Já a 10 e 11 de dezembro, abre-se na estação de São Bento a “Arca de Natal”. Das 10h às 18h30 decorre uma “venda de produtos feitos por utentes de instituições de solidariedade social”, que ainda inclui oficinas, atividades manuais dinamizadas pelos utentes e atuações de música e dança.

E entre o Mercado de Natal Cedofeita Viva e o Flea Market, no dia 13 a escolha é muita. Na zona de Cedofeita e Miguel Bombarda as banquinhas saem à rua das 11h às 19h. Até à mesma hora, mas a começar às 15h, o Silo Auto recebe mais uma edição do Flea Market, desta vez versão Natal.