“Tudo muda e nada muda, como dizia o David Bowey”, disse Álvaro Costa, o apresentador que trouxe um toque humorístico a este TEDx. E foi com o intuito de inspirar à mudança que este evento tomou lugar.

Pontuada por vídeos de TedTalks de vários lugares do mundo e por momentos musicais, esta sessão teve início às 17h, durou até às três da manhã e foi palco para os mais variados temas – desde consumo energético a tecnologia touch screen e à prevenção do ébola nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

Não faltaram ideias inovadoras e uma delas foi apresentada por Sónia Melo, investigadora do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (Ipatimup), que apresentou um novo método de deteção de cancro através do sangue – a biópsia líquida. Este método, para além de ser não invasivo, permite uma deteção mais atempada, acesso constante ao progresso da doença e um tratamento personalizado de acordo com as necessidades de cada doente.

Seguindo o tema da inovação, Miguel Cerqueira, engenheiro biológico, falou da criação de novos alimentos de acordo com as necessidades dos consumidores através da engenharia reversa e da nanotecnologia. Produtos como água infundida com algas ou partículas de ouro, embrulhos comestíveis e gelado fluorescente foram alguns dos exemplos dados.

Manuel Teixeira, dono de obra do Metro do Porto, partilhou com os presentes a história da criação do Sistema de Metro Ligeiro do Porto. Sempre com leveza e boa disposição, apelou a uma maior valorização da Arquitetura e Engenharia portuguesas por parte de Portugal e dos portugueses e procurou inspirar o público a sair da sua zona de conforto em termos profissionais, porque “a nossa profissão somos nós que a fazemos”.

Outro dos convidados foi António Sacavém, autor do livro “A linguagem corporal revela aquilo que as palavras escondem”, em relação ao qual deixou curiosidade numa talk dedicada à compreensão da comunicação não verbal e de como é possível tornarmo-nos mais conscientes da mesma e usá-la a nosso favor no dia-a-dia.

O próximo evento Tedx, no Porto, acontece 6 de Fevereiro.