É já nesta quinta-feira, 11 de dezembro, que Manoel de Oliveira completa 106 anos de vida. Para homenagear aquele que é o mais velho cineasta em atividade do mundo, o Museu Nacional da Imprensa (MNI) tem preparadas várias iniciativas.

A aposição de um carimbo comemorativo na estação de S. Bento vai marcar o arranque dos festejos, que, nesse local, contarão com a presença da atriz Fernanda Matos, a “Teresinha” do primeiro filme de ficção de Manoel de Oliveira – “Aniki Bóbó“.

A Ribeira será outra das zonas da cidade onde se vai assinalar a ocasião. Desde logo com a afixação de placas em zincogravura com fotogramas dos filmes “Douro Faina Fluvial” (1931) e o mesmo “Aniki Bobó” (1942). “As placas ficarão a perpetuar – em estabelecimentos emblemáticos – as filmagens do cineasta na zona da Ribeira, nos anos 30 e 40 do século XX”, informa o MNI, em comunicado. Neste local, o ator Ricardo Trêpa, que também é neto de Manoel de Oliveira, “fará a leitura de um texto do cineasta sobre o capital e o cinema, escrito em 1933”.

No entanto, para que a homenagem seja abrangente a toda a cidade, os ecrãs do Metro do Porto vão projetar uma exposição virtual com caricaturas de Manoel de Oliveira, relativas ao PortoCartoon-World Festival.

PortoCartoon 2015 já tem tema

A organização do PortoCartoon, evento que também já está habituado a homenagear Manoel de Oliveira, anunciou que o tema para 2015 é “A Luz”. Inspirando-se no tema que a ONU escolheu para o Ano Internacional de 2015, o MNI pretende uma reflexão sobre esse elemento essencial à vida através do humor do desenho.

No que diz respeito aos Prémios Especiais de Caricatura 2015, um dos “modelos” escolhidos é outro português. Neste caso, Cristiano Ronaldo, expoente máximo nacional do futebol e um dos principais embaixadores do país pelo mundo. O outro selecionado para a categoria é o escritor norte-americano Ernest Hemingway (1899-1961).