“As Cidades e as Trocas”: um documentário quase mudo, filmado em Cabo Verde, entre 2009 e 2013, exibido esta segunda-feira, 9 de fevereiro, às 18h, no Porto/Post/Doc. Partindo do impacto das economias de escala e da industria de extração de areia na sociedade cabo-verdianas, este filme mostra-nos as realidades de vários indivíduos e famílias e como estas são afectadas pela actividade industrial.

Um documentário que é, acima de tudo, uma olhar crítico ao progresso civilizacional e um chamado de atenção à desigualdade social que se faz sentir na ilha. Recorrendo maioritariamente a imagens e a alguns diálogos entre os indivíduos filmados, somos levados com um olhar real ao dia-a-dia de Cabo Verde, desde as cidades em construção, aos lugares mais rurais, não descorando um olhar atento à realidade dos resorts de luxo.

É precisamente este o ponto central da obra. O contraste entre o luxo e a pobreza, a sequência de imagens que nos leva da opulência de um resort luxuoso à simplicidade das casas da população local, feitas de tijolos nus e madeira. Da modernidade das estradas que ladeiam os resorts e os ligam ao aeroporto aos caminhos de terra batida ou mesmo à falta de caminhos entre casas e nos lugares onde se realiza a extração de brita, sem qualquer segurança ou condições.

Uma progressão na história, devido às repetições das mesmas ideias e à falta de diálogo transmite a sensação, no entanto, de uma história que ficou por contar, como se não tivesse existido um fim.

“As cidades e as trocas” trata-se de uma aposta portuguesa num género cinematográfico que em Portugal tem ainda poucos aderentes. O documentário será exibido novamente no dia 11, às 15h, no Teatro Rivoli. O Porto/Post/Doc prossegue, com programa até ao próximo sábado, dia 13.