O Parlamento Europeu abriu um concurso para a contratação de 30 assistentes, através do Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO). As vagas dizem respeito a funções a desempenhar em Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo e em causa está uma remuneração mínima mensal perto dos 3400 euros.

Os candidatos a assistentes parlamentares devem ter conhecimentos nas áreas de secretariado, administração, documentação e informática na ótica do utilizador. Além de serem nacionais de um Estado-membro da União Europeia, os interessados devem ter conhecimentos de duas línguas (a materna e inglês, francês ou alemão).

Da lista de requisitos não consta qualquer limite etário ou de formação. Apenas são pedidos três (no caso de uma formação superior) ou seis anos de experiência profissional (quando apenas o ensino secundário foi concluído).

De entre as funções, o anúncio do concurso europeu destaca a assistência nos trabalhos parlamentares, atividades de comunicação, correspondência e gestão do correio e apoio ao secretariado.

As candidaturas online estão abertas até 13 de janeiro de 2015.