Com o Natal cada vez mais perto, os portuenses começam a ficar sem desculpas para não entrarem no espírito da época. E tendo em conta o importante papel desempenhado pela música nessa missão, os próximos dias prometem ser determinantes para apurar o sentimento habitual desta altura festiva do ano.

A razão é simples: vêm aí três dias com concertos de Natal gratuitos. O primeiro é já nesta quarta-feira, dia 17, no âmbito do Concerto de Natal da Universidade do Porto (UP). Neste caso, será o Coral de Letras da UP a subir ao palco.

Com início marcado para as 18h30, na Igreja dos Clérigos, o concerto tem entrada livre e, segundo o programa, o público poderá assistir a interpretações de obras de autores como Pedro Escobar, Eurico Carrapatoso, José Luís Borges Coelho, Francisco Martins, entre outros.

A história da Natividade

Mais tarde, nos dias 18 e 21 de dezembro, quinta-feira e domingo, respetivamente, será a vez de o Coro Clássico do Orfeão Universitário do Porto (OUP) entrar em ação. “Oratorio de Noel”, obra do compositor francês Camille Saint-Saes que conta a história da Natividade, vai ser interpretado, na quinta-feira, na Capela de Nossa Senhora dos Anjos Franciscanos, na Rua dos Bragas, a partir das 21h, e no domingo na Estação de São Bento, pelas 18h.

A orquestra Art’Ensemble, através da orientação do maestro António Sérgio Ferreira dos solistas Cláudia Pinto (soprano), Anita Silva (soprano), Alexandra Calado (contralto), João Miguel Gonçalves (tenor) e Sérgio Ramos (baixo) e do pianista Nuno Areias, é quem vai interpretar esta composição, nos dois dias, em concertos com entrada livre.

Notícia atualizada às 11h44 de 17 de dezembro de 2014