Arquitetura, Artes e Cultura, Otimizado, Baixa Luminosidade, Natureza e Vida Selvagem, Panorâmico, Pessoas, Sorriso, Fração de Segundo e Viagens – são estas dez das categorias a concurso para o Prémio Nacional de Portugal dos Sony World Photography Awards.

Estrutura dos SWPA

Os prémios Sony World Photography Awards incluem 15 categorias profissionais para fotógrafos profissionais e 10 categorias abertas para amadores. Há ainda um concurso na categoria “Estudantes” para universitários com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos e uma categoria “Juventude” para fotógrafos com menos de 19 anos.

Dirigido a fotógrafos portugueses, sejam eles profissionais ou amadores, tem as candidaturas abertas até 5 de janeiro [aqui]. A participação no concurso é gratuita e o retorno vale a pena: o fotógrafo vencedor recebe o mais recente equipamento da Sony.

Também o segundo e o terceiro lugar verão os seus trabalhos apresentados juntamente com os trabalhos de fotógrafos profissionais de todo o mundo, como parte integrante da exibição Sony World Photography Awards de 2015, realizada em Londres de 24 de abril a 10 de maio de 2015.

Na anterior edição do prémio, dois fotógrafos portugueses ficaram entre os finalistas. Entre cerca de 140 mil candidaturas de 166 países diferentes, Filipe Condado e Alexandre Manuel foram selecionados para a final de duas categorias. Este ano, os vencedores serão anunciados a 18 de março de 2015.