Chama-se Bio Bus e é o primeiro autocarro em Inglaterra a utilizar como combustível restos de comida e dejetos humanos. Os engenheiros responsáveis pelo projeto acreditam que se trata de “um meio de transporte sustentável” e que reduzirá a emissão de poluentes nas cidades.

O autocarro de 40 lugares, que faz cerca de 300 quilómetros com o depósito cheio, utiliza gás biometano, resultado da purificação do biogás, normalmente produzido em estações de águas residuais, aterros sanitários ou resíduos pecuários. O plano é da GENeco.

“Através do tratamento deste tipo de resíduos, impróprios para consumo do ser humano, somos capazes de produzir biometano para ‘alimentar’ veículos e melhorar substancialmente a qualidade do ar”, explicou Mohammed Saddiq, diretor geral da empresa responsável pelo desenvolvimento e aplicação prática do processo (testado numa viagem do aeroporto de Bristol até à cidade histórica de Bath).

Durante o primeiro mês, e numa rota experimental, espera-se que uma pequena frota sirva cerca de 10 mil passageiros em Bristol, que em 2015 será a capital verde da Europa.