Houve no ano que passou e, neste novo ano, “Há Filmes na Baixa” do Porto, outra vez. O ciclo de cinema documental que deu origem, na parte final de 2014, à iniciativa “Porto/Post/Doc”, arranca já nesta quarta-feira, dia 7, para enriquecer ainda mais a vida cultural da cidade.

Na verdade, a atividade vai desenrolar-se durante todas as quartas-feiras de janeiro, sempre às 22h. O local de exibição, tal como na mais recente edição, é o Cinema Passos Manuel, onde o público poderá entrar (cada sessão tem um custo de 4 euros) para assistir aos filmes selecionados para o ciclo.

No dia de estreia, o contemplado é “Letters to Max” (Grande Prémio Porto/Post/Doc 2014), de Eric Baudelaire. A atração principal do acontecimento é a presença do próprio realizador, que vai introduzir, pessoalmente, este “filme sobre um país que não existe” – República da Abkázia – “e a experiência pessoal de um dos seus dirigentes feito através de um dispositivo formal inovador tornando inútil a distinção entre documentário e ficção”, descreve a organização, em comunicado.

A 14 de janeiro será a vez de “Acima das nossas possibilidades“, o novo filme de Pedro Neves no âmbito do projeto “Troika”, ser exibido na iniciativa. Trata-se de um documentário sobre “pessoas de carne e osso que vivem o dia-a-dia na incerteza de uma refeição, de uma noite passada sob um teto firme”, lê-se, na sinopse.

No penúltimo dia do “Há Filmes na Baixa” de janeiro (21) vai assitir-se a uma “uma carta de amor ao cinema feita por Manuel Mozos ao mais carismático cinéfilo português e durante várias décadas diretor da Cinemateca Portuguesa”, refere a organização, sobre “João Bénard da Costa – Outros amarão as coisas que amei”. A 28 de janeiro, o novo filme de Pedro Costa, “Cavalo Dinheiro“, encerra o primeiro mês de 2015 da iniciativa de cinema documental.