Young Fathers junta-se à já vasta lista de confirmados para o NOS Alive 2015. A banda oriunda de Edimburgo sobe ao palco secundário do festival de Algés a 9 de julho e traz na bagagem o terceiro álbum de estúdio, “Dead”, editado no início do ano passado e vencedor de um Mercury Prize.

Esta “boy band” escocesa de hip hop alternativo e laivos psicadélicos, nasceu em 2008 e é composta por Alloysious Massaquoi, Kayus Bankole e ‘G’ Hastings. Em 2013, começou a despertar o interesse da crítica e, entre concertos ao vivo, o grupo começou a preparar “Dead”, que viria a ser editado em 2014. Desde então, a digressão, por entre várias cidades da Europa e dos Estados Unidos, ainda não abrandou.

“(…) corajosos. Não tenho outra palavra para uma banda que deixe os Young Fathers subirem ao palco antes”

No verão, chega a vez de Portugal e as expectativas estão lá em cima. Em 2012, a Time Out londrina classificou-os como “best new act” do ano e a crítica tem sido, na verdade, muito pouco crítica: “Agarrei uma bebida com a esperança que o álcool me ajudasse a entender o completo caos que tinha acabado de testemunhar», conta um animador da influente rádio alternativa de Seattle KEXP; enquanto Wondering Sound, crítico de Portland, afirma: “Não digo que os cabeças-de-cartaz sejam malucos, digo apenas que são corajosos. Não tenho outra palavra para uma banda que deixe os Young Fathers subirem ao palco antes”.

A próxima edição do NOS Alive! acontece de 9 a 11 de julho de 2015, no já cativo Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras. O bilhete diário tem um custo de 55 euros e o passe de três dias, de 109 euros, sendo que ainda há opções de combinados com transporte, campismo ou fã packs. Está ainda disponível o “Plano Poupança“, até 31 de janeiro, mediante inscrição.