Em parceria com o Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas, o Facebook já pode funcionar como uma ferramenta na localização de crianças desaparecidas, emitindo alertas automáticos para os utilizadores residentes nos Estados Unidos da América que estejam em áreas próximas a uma determinada ocorrência.

Assim que é emitido um alerta pelo Centro Nacional, o Facebook envia um “alerta Amber” no feed de notícias do utilizador, no telemóvel ou no computador, informação que “pode incluir uma fotografia da criança, uma descrição do veículo, e toda a informação a que o público deveria ter acesso para ajudar a encontrar a criança”, explicou à ABC News a gerente da segurança do Facebook, Emily Vacher.

“A probabilidade de encontrar uma criança aumenta quando mais pessoas têm acesso à informação. O nosso objetivo é ajudar estes alertas a chegarem mais rapidamente às pessoas mais bem posicionadas para os receberem”, explicou Emily à Reuters.

As pessoas podem depois partilhar esse alerta com os amigos e ajudar a aumentar a rede de vigilância rapidamente. “A maioria dos assassinatos de crianças raptadas acontece nas primeiras quatro horas. Isto dá esperança aos ente queridos e aos pais”, disse à ABC News John Walsh, co-fundador do Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas e pai de uma criança vítima de rapto e posteriormente assassinada.

Os alertas Amber são parte de um programa de voluntariado coordenado pelo Departamento de Justiça dos EUA, que se iniciou em 1996 após o sequestro e assassinato de uma menina de nove anos chamada Amber Hagerman.