O festival internacional PortoCartoon está de volta para a 17.ª edição. Até 13 de fevereiro, decorre o período de candidaturas para o Grande Prémio, cujo valor do primeiro lugar é de quatro mil euros. O segundo e o terceiro lugar recebem 1250 e 750 euros, respetivamente – (todos os prémios são metade em dinheiro e metade garrafas de Vinho do Porto).

O concurso é promovido pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) e os participantes, que podem ser oriundos de qualquer parte do mundo, podem apresentar trabalhos de tema livre ou basear-se no tema desta edição: “Luz”. Foi o “tema que a ONU proclamou para o Ano Internacional de 2015”, explica a organização, em comunicado. “Iluminar este tema com a luz do cartoon pareceu à organização um dos melhores apelos ao estro dos artistas do humor”, dizem.

Cristiano Ronaldo e Ernest Hemingway são tema do Especial Caricatura

Também até à mesma data, os cartoonistas podem concorrer à categoria especial de Caricatura, que oferece um prémio de 500 euros para o primeiro lugar e de 50 euros para as menções honrosas. Neste caso, há que optar entre ilustrar o futebolista português Cristiano Ronaldo ou o escritor norte-americano Ernest Hemingway.

Todos os trabalhos a concurso devem ser originais e inéditos e ter, no máximo, as medidas 42×30 centímetros (DIN A3) em papel e 42x30x30 centímetros no caso de peças escultóricas. Devem ainda apresentar no verso as informações do autor, como nome e morada, título, secção temática a que se destinam, ano e currículo.

Para participar, basta enviar as propostas para “PortoCartoon-World Festival, Museu Nacional da Imprensa, Estrada Nacional 108, nº 206, 4300-316 Porto, Portugal”. Os trabalhos devem ser até 13 de fevereiro com a respetiva ficha de inscrição, (aqui).

A cerimónia de entrega de prémios não tem ainda data mas rodos os que forem premiados têm direito a estadia paga pela organização. Posteriormente, os trabalhos premiados vão fazer parte da Galeria Internacional do Cartoon e tornam-se propriedade do Museu Nacional da Imprensa. Os restantes serão devolvidos aos participantes que assim o solicitem, no ato de inscrição.