A Sala Henrique Alves Costa, situada na Casa das Artes, no Porto, prepara-se para, durante três dias, receber a Kino 2015, uma mostra de cinema de expressão alemã, composta por filmes oriundos da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíça. Assim, de 25 a 27 de janeiro, com sessões ao preço de 3,5 euros com bilhete normal, ou de 3 euros para estudantes e pessoas com mais de 65 anos, haverá, à escolha do público, três filmes por dia (com horários de exibição divididos pelas 14h, 18h e 21h ou 21h30).

O primeiro dia, domingo, começa às 14h com “Sputnik” (2013), de Markus Dietrich, um filme sobre uma “brincadeira de ficção-científica” que acaba por ter resultados surpreendentes. Às 18h segue-se “Master of the Universe” (2013), de Marc Bauder, recentemente premiado como “Melhor Documentário Europeu 2014”, que apresenta uma perspetiva inovadora sobre o mundo dos negócios e o sistema financeiro. O dia encerra às 21h com “Westen” (2013), de Christian Schwochow, filme passado em 1978 que mostra os infortúnios da existência de uma Berlim Ocidental e de uma Berlim Oriental.

A 26 de janeiro, “Sophie Scholl – os últimos dias” (2004), de Marc Rothemund, inaugura o segundo dia da Kino 2015, às 14h. O filme decorre em 1943, quando a “batalha de Estalinegrado está decidida e em Munique os membros do grupo Weiße Rose (Rosa Branca) espalham constantemente mensagens e iniciam campanhas contra Hitler pela cidade”, lê-se na sinopse. Depois de Sophie Scholl, uma cidadã que distribuía panfletos, ser presa, o filme “relata os interrogatórios, o processo e a condenação posteriores segundo a perspetiva” da personagem.

Às 18h horas será exibido “Finsterworld” (2013), de Frauke Finsterwalder, obra que “entrelaça episódios sobre pessoas de diferentes gerações que procuram lidar com as adversidades da vida”. Às 21h30, “Zwischen Welten” (2014), de Feo Aladag, que aborda a guerra do Afeganistão da perspetiva de um soldado alemão em missão naquele país e do seu tradutor local, fecha a noite.

Na terça-feira, último dia da Kino 2015 na Casa das Artes, o cartaz abre, às 14h, com “Ame Ende Kommen Touristen” (2007), de Robert Thalheim. Esta película acompanha Sven, que vê a sua perspetiva sobre o trabalho e a vida mudar enquanto faz serviço comunitário numa estalagem que pertence ao memorial de Auschwitz. Na sessão das 18h, “Love Steaks” (2013), de Jakob Las, mostra a intensa relação amorosa vivida entre dois trabalhadores de um hotel com “ambiente frio e estéril”. A encerrar o ciclo, “Jack” (2014), de Edward Berger, mostra o drama de uma criança de dez anos que se vê entregue a si própria, quando a mãe desaparece do seu encalço.