Até 31 de janeiro, jovens desempregados entre os 18 e os 30 anos – que estejam “inscritos nos centros de emprego, com projetos e ideias de negócio e formação adequada para a sua concretização” – podem candidatar-se a apoios do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para desenvolver projetos e ideias de negócios.

A medida chama-se Investe Jovem [mais info, aqui], que se insere no programa Garantia Jovem, tem uma dotação orçamental de 11 milhões de euros – um valor que o Governo estima duplicar em 2016.

Este ano, a medida deverá apoiar já este ano um total de 400 novas iniciativas empresariais que fomentem, também o desenvolvimento e crescimento regional e local. No fim, deverá permitir a criação de cerca de mil postos de trabalho.

Todos os processos de decisão, processamento dos apoios financeiros, gestão dos reembolsos e acompanhamento da actividade das iniciativas são da responsabilidade do IEFP. Já a análise e apreciação das candidaturas ficarão a cargo “de escolas de gestão e de diversos estabelecimentos de ensino superior nas áreas de contabilidade, gestão, economia ou finanças” –  “um por cada Delegação Regional do IEFP (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve)”.

Regulamento específico disponível aqui.