Tal como é habitual, o primeiro dia das Noites da Queima das Fitas tem sempre a presença de estudantes não só como espectadores e organização, mas também como artistas. O palco principal é aberto pela banda vencedora do Concurso de Bandas de Garagem promovido pela Federação Académica do Porto (FAP) e, este ano, não será diferente.

Até 24 de fevereiro, estão abertas as inscrições para grupos constituídos por, no mínimo, dois estudantes de qualquer uma das instituições de Ensino Superior da Academia do Porto. Para concorrerem, basta que entreguem uma maquete com um mínimo de três temas originais, uma breve biografia da banda, documentos identificativos, contactos e o termo de aceitação anexo ao regulamento, disponível online [aqui].

Depois de pré-selecionadas as bandas, as eliminatórias decorrem entre os dias 10 e 18 de março, com cada banda a atuar entre 20 e 25 minutos.

“Aproximando os estudantes da cidade, e trazendo animação às noites da Invicta, este concurso [que já vai na 13.ª edição] pauta-se ainda pela promoção e divulgação do talento na área musical”, explica a Federação, em comunicado.

Este ano, a Queima das Fitas do Porto realiza-se entre os dias 3 e 10 de maio de 2015.