Rudimental é uma das primeiras bandas conhecidas do cartaz do Sumol Summer Fest 2015. O quarteto de “Waiting All Night” vai apresentar-se em “estreia absoluta em Portugal no formato banda” e promete fazer valer a espera, a 4 de julho. Que o digam a crítica, os números das tabelas de vendas europeias e a sonoridade incontornável do grupo inglês, que mistura pop, funk, drum & bass, jungle e soul. Rudimental não vão, de certo, desistir de sentir o amor do público português – e pagar na mesma moeda.

Cat Empire ainda há pouco deram espetáculo por cá, mas já estão de volta, no mesmo dia que Rudimental. E ainda bem, não fossem das bandas com melhor reputação em concertos ao vivo. Estes australianos já andam nisto há muito tempo e um império de sete álbuns não é brincadeira. A sonoridade da banda, com registos de jazz e um cheirinho a reggae, não podia rimar melhor com o festival.

Mas como o que é nacional também é bom, Richie Campbell & The 911 Band e Buraka Som Sistema compõem o cartaz e dispensam apresentações.

O músico português, que já conta com dois álbuns no repertório, é “um intérprete imbatível no que ao dancehall, reggae, ska e soul diz respeito”, descreve a organização, e “o Sumol Summer Fest viu-o nascer”. Desde então, “tem-no recebido a cada salto do seu crescimento”, dizem. Caso para dizer que Richie “is an addiction”.

Com as “boas-vindas a casa” da organização do festival e os 911 Band lado a lado, este poderá ser um dos primeiros palcos a conhecer o novo trabalho do artista, que nasce em 2015, num concerto marcado para 3 de julho.

Também a 4 de julho, a partilhar o palco com Rudimental e The Cat Empire, estarão os Buraka Som Sistema. Os mestres do kuduro, que ao vivo são “imbatíveis”, já provaram que sabem o que estão a fazer e prometem mais um espetáculo de pura energia, em que é impossível ficar sereno. E com eles sim, há novidade garantida: “com o novinho “Buraka” na bagagem, o Sumol Summer Fest será o primeiro palco do Verão a apresentá-lo ao vivo”, garante a organização.

Mas se o festival mantém a mesma vibe, tem novas datas. Este ano, a 7.ª edição do Sumol Summer Fest acontece entre 2 e 4 de julho (a 2 de julho acontece a Welcome Party) e traz um novo palco em jeito de homenagem ao mote do evento, “Música. Surf. Praia. Amigos”. Para além dos concertos no Ericeira Camping, há agora o Soundset Ribeira D’Ilhas, “reforçando a ligação à praia que lhe serve de inspiração”.

É aqui que, “com a música sempre presente”, se ouvirão os primeiros acordes ao pôr do sol, em jeito de warm-up para os grandes concertos da noite. “A programação será anunciada oportunamente”, avança a organização, que garante ainda “shuttles gratuitos” para os festivaleiros “se deslocarem entre os dois espaços”.

Até 31 de março, em quantidade limitada, há passes de dois dias (que incluem ainda a Welcome Party) a preço promocional: 65 euros com camping. O preço normal é de 72 euros (55 euros sem camping). Já o bilhete diário custa 40 euros.