A Federação Académica do Porto (FAP) lançou o PASSAPorto – Projeto de Apoio Social e Solidário Académico -, que prepara-se para prestar um apoio social mais próximo aos estudantes.  Para isso, o órgão vai destacar um técnico do Instituto da Segurança Social, que terá como funções “informar os jovens estudantes do enquadramento, o seu e o das suas famílias, no sistema contributivo, prestacional e de proteção social da Segurança Social”, pode ler-se na página da FAP.

O órgão académico descreve, ainda, alguns dos apoios previstos: “Informação sobre o sistema de segurança social (direitos; deveres; legislação, como por exemplo relativos a prestações familiares; desemprego; incapacidade para o trabalho; rendimento social de inserção;…); “Apoio a agregados familiares em carência/insuficiência económica” ; “Agilização dos processos necessários que venham a suprimir as carências económicas”; “Acompanhamento e apoio na resolução das situações de dívidas contributivas, tributárias e prestativas”.

Os estudantes que tenham alguma questão relativa ao PASSAPorto ou que estejam interessados em usufruit deste serviço prestado através da FAP podem esclarecer qualquer dúvida no seguinte e-mail: [email protected].