É a pura tentação para os mais gulosos. De 7 a 17 de fevereiro, o chocolate é o centro das atenções em Matosinhos, em forma de crepes, pizzas, pão, licores, queijadinhas, tortas e compotas. Os produtos mais tradicionais, como as trufas, os bombons ou o chocolate quente também entram na ementa.

Para quem não quer sofrer uma overdose de cacau pode sempre recorrer à iguaria como acompanhamento. Seja das espetadas de fruta… ou do queijo.

É a segunda edição da Festa do Chocolate que acontece no Parque Basílio Teles, em frente ao Edifício dos Paços do Concelho e quer adocicar o início de 2015 “com uma variedade imensa de chocolate” distribuída por “cerca de 25 expositores chocolateiros”.

Os mais novos podem ainda colocar a “mão na massa” num workshop de chocolate para crianças, completamente gratuito. Acontece no dia 14 de fevereiro, pelas 15h, e é de inscrição obrigatória (feita na feira ou através do e-mail [email protected]).

A Festa do Chocolate pode ser visitada todos os dias, das 10h às 20h, e resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato (ANDARTE), uma associação de Artesãos de direito privado, sem fins lucrativos.