Lançado nesta terça-feira, o projeto europeu “GrowSmarter“, um modelo de organização de cidades do futuro, tem agora no Porto uma das cinco localidades – a par de Cork, Graz, Malta e Suceava – que trabalhará em associação com outras cidades maiores para desenvolver experiências que possibilitem o cumprimento do objetivo da iniciativa: “Contribuir para uma Europa mais sustentável e ambientalmente mais inteligente”.

É assim que a Câmara do Porto (CMP), em nota, descreve a sua função no novo empreendimento europeu, avaliado em 25 milhões de euros, que tem a perspetiva de criar até 1.500 postos de trabalho. As principais tarefas a executar serão no sentido de “reduzir o impacto ambiental, fortalecer o crescimento local e melhorar a vida nas cidades”, já que há indicadores de que, em 2050, existam mais de seis milhões de pessoas a viver em áreas urbanas.

Segundo Filipe Araújo, vereador do Ambiente da CMP, “a participação da cidade do Porto neste projeto é uma prova da excelência da qualidade do trabalho desenvolvido na região, e mais importante ainda, é a demonstração da solidez da estratégia que o município se encontra a desenvolver para a área das Smart Cities“.

Fundado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020, o projeto “GrowSmarter” é liderado por uma equipa de parceiros europeus, parceiros de tecnologia ambiental e autoridades locais, com uma duração prevista de cinco anos.