Numa organização conjunta, as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia preparam-se para receber o campeonato de Fórmula 1 (F1) motonáutica, em específico, a terceira estapa de oito que constituem o Mundial de 2015 da modalidade. Ainda assim, por pouco que a organização portuense não tinha a exclusividade ser a única representante europeia, não fosse também a estreia, nesta edição, da etapa francesa de Évian les Bains.

De qualquer forma, trata-se de um importante trunfo para duas das mais importantes cidades a norte do país, que pode trazer vários benefícios, incluindo, claro está, o económico. Dessa forma, entre 31 de julho e 2 de agosto, todos os olhares dos entusiastas da competição de barcos equivalente à F1 de carros vão estar virados para as águas do rio Douro.

Será num perímetro de cerca de dois mil metros, entre o Edifício da Alfândega e a Ponte D. Luiz, que 18 pilotos de 14 nacionalidades vão disputar os primeiros lugares, ao atingirem velocidades próximas dos 240 quilómetros por hora. A correr com sotaque português estará Duarte Benavente, que representa a F1 Atlantic Team e é presença assídua neste campeonato desde 1999.

O público poderá assistir à ação na água desde as margens da Ribeira do Porto e de Vila Nova Gaia. No entanto, muitos outros farão o mesmo a partir de suas casas, através da televisão, onde a prova é transmitida por 30 canais, para mais de 100 milhões de casas em todo o mundo, segundo números avançados pela Câmara do Porto.

A etapa em causa do campeonato de F1 motonáutica tem apenas prevista, para já, esta edição. O orçamento total da organização da prova ronda os 450 mil euros.