O projeto académico Rita.Red.Shoes.cerebralpalsy.designproject é uma iniciativa no âmbito da Unidade Curricular Projeto Design Industrial do Mestrado em Design Industrial e de Produto, das faculdades de Engenharia (FEUP) e de Belas-Artes (FBAUP) da Universidade do Porto. O desenvolvimento de projeções de sapatos para pessoas com Paralisia Cerebral é o objetivo principal.

Este projeto, que tem como madrinha a cantora portuguesa Rita Redshoes, pretende contribuir para a produção de calçado que vá ao encontro das necessidades dos utilizadores, mas que, ao mesmo tempo, tenha em conta o sentido estético e as expectativas das pessoas que vão usar os objetos.

Entre os dias 23 e 24 de fevereiro vai haver um workshop na FEUP, onde os estudantes vão integrar equipas de projeto multidisciplinares e, a estas, vão juntar-se pessoas com paralisia cerebral.

Durante esta atividade serão muitos os designers e outros participantes convidados para partilharem os seus conhecimentos com os alunos. A designer Lígia Lopes (FEUP) e o designer Matt Dexter (Sheffield Hallam University, UK) serão os responsáveis pela coordenação do projeto.

Esta ação é apenas a primeira parte do projeto, visto que a segunda vai desenrolar-se ao longo do segundo semestre da Unidade Curricular do Mestrado.

Os resultados do Rita.Red.Shoes.cerebralpalsy.designproject vão ser expostos no mês de julho, em Sheffield, numa exposição da Conferência Design4Health 2015. E, no Porto, vão fazer parte do evento BIN@PORTO, no início de novembro.