Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Tec) está a desenvolver um aparelho que gere de forma automática os sistemas energéticos, selecionando a tarifa mais baixa, a cada momento do dia. Outra vantagem da AnyPLACE (Adaptable Platform for Active Service Exchange) – segundo a designação oficial – é o facto de se adaptar a qualquer tipo de casa, não requerendo outro tipo de  tecnologia ou equipamento.

“Imaginemos que numa certa altura do dia há um excedente na produção de energia eólica que faz decrescer o custo da energia. A plataforma AnyPLACE recebe a informação de preço em tempo real e, de acordo com o perfil de utilização, atua sobre os dispositivos domésticos de modo a aproveitar essa tarifa”, afirma João Peças Lopes, lider do projeto, em comunicado do instituto.

O  projeto nasceu na Invicta e são os portuenses do INESC Tec os líderes desta iniciativa que conta com a parceria de diversas universidades europeias, entre elas, a Universidade Técnica de Viena (Áustria) e a Universidade de Ciências Aplicadas Ostwestfalen-Lippe (Alemanha). Além das parcerias europeias que incluem empresas como a BOSH, a plataforma contou com um investimento de 2 ,97 milhões de euros, dos quais 2,44 milhões de euros foram financiados pela Comissão Europeia.

De momento, o projeto iniciou a primeira fase de trabalhos, que consiste na análise dos comportamentos energéticos nos quatro países envolvidos no consórcio: Alemanha, Áustria, Holanda e Portugal. Após a análise, a plataforma vai ser testada em laboratório com base nos resultados obtidos e, no final, haverá uma demonstração na Alemanha que contará com a participação de 15 a 20 utilizadores.

A tecnologia vai chegar a Portugal e aos restantes países em 2017 e promete, além de níveis de poupança entre os 15%, a utilização de recursos eólicos, se estes estiverem disponíveis. O custo do equipamento não deverá ultrapassar os 100 euros.